top of page

COVID-19: Conheça o papel da Vitamina D na modulação do sistema imunológico. 


A deficiência de vitamina D é um grande problema de saúde pública global em todas as faixas etárias. Estima-se que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo tenham deficiência de vitamina D.

A síntese dérmica é a principal fonte da vitamina. A vitamina D3 é sintetizada de forma não enzimática na pele durante a exposição à radiação ultravioleta B (UVB) na luz solar. A vitamina D3 é inativa e requer conversão enzimática no fígado e nos rins para formar a forma ativa, 1,25-di-hidroxivitamina D.

O aumento da pigmentação da pele reduz a eficácia do UVB porque a melanina funciona como um protetor solar natural. Além disso, o envelhecimento diminui a capacidade da pele de produzir vitamina D3.

Durante os meses de inverno, a latitudes menores que 40 °, pouca ou nenhuma radiação UVB atinge a superfície da Terra. Portanto, a residência em alta latitude aumenta o risco de deficiência de vitamina D durante o inverno. Provavelmente essa relação é composta pela idade e pigmentação da pele. No entanto, a residência em baixa latitude não garante níveis adequados de vitamina D.

O principal papel da vitamina D é a modulação do sistema imunológico inato e adaptativo.

A vitamina D é considerada um hormônio pluripotente e influencia várias vias imunológicas, com o efeito de aumentar as defesas das mucosas e, simultaneamente, atenuar a inflamação excessiva. A sua deficiência está associada ao aumento da autoimunidade, bem como a um aumento da suscetibilidade à infecção.


A deficiência de vitamina D é um fator determinante da inflamação exagerada e persistente, que é uma característica da síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). A deficiência de vitamina D tem sido associada a um risco aumentado de infecções respiratórias, como infecção pelo vírus sincicial respiratório, tuberculose e influenza.

Pesquisadores Aranow, et al (2011) e Grant, et al (2020) apontaram o papel da vitamina D na redução do risco de infecções do trato respiratório pelo COVID-19.

Ações do mecanismo da vitamina D incluem a indução de peptídeos antimicrobianos (isto é, catelicidinas e defensinas) que podem reduzir a taxa de replicação viral e impedir citocinas pró-inflamatórias. A vitamina D induz a secreção de peptídeos antimicrobianos além das propriedades imunomoduladoras já mencionadas.

Em uma meta-análise de ensaio clínico controlado randomizado, Bergman e colegas demonstraram que a vitamina D profilática reduziu o risco de desenvolver infecções do trato respiratório. Neste estudo, a dose ideal foi entre 1000 UI a 4000 UI / dia e o benefício foi maior nos que vivem em latitudes superiores a 40° .

Por fim, diversos estudos correlacionam que a deficiência de vitamina D provavelmente afeta adversamente o resultado de infecções virais, já que a deficiência de vitamina D aumenta a “tempestade de citocinas” sendo particularmente letal em pacientes com infecção por SARS-CoV-2. Nesse sentido, vale ressaltar que vários ensaios clínicos de vitamina D em pacientes com COVID-19 (NCT04334005, NCT04344041) estão em andamento.


Referências


Zhang J, Xie B, Hashimoto K. Current status of potential therapeutic candidates for the COVID-19 crisis [published online ahead of print, 2020 Apr 22]. Brain Behav Immun. 2020;S0889-1591(20)30589-4. doi:10.1016/j.bbi.2020.04.046

Marik PE, Kory P, Varon J. Does vitamin D status impact mortality from SARS-CoV-2 infection? [published online ahead of print, 2020 Apr 29]. Med Drug Discov. 2020;100041. doi:10.1016/j.medidd.2020.100041

33 visualizações0 comentário
bottom of page