Benefícios da Melatonina na atenuação do COVID-19.

Recentemente, um artigo resumiu os prováveis benefícios da melatonina na atenuação do COVID-19 com base na patogênia viral.


A melatonina ( N -acetil-5-metoxitriptamina) é uma molécula bioativa com uma série de propriedades benéficas que contribuem para saúde. A melatonina tem sido usada com sucesso no tratamento de distúrbios do sono, aterosclerose, doenças metabólicas, doenças respiratórias e nos processos ginecológicos.


Pesquisas recentes documentaram os efeitos positivos da melatonina no alívio do estresse respiratório agudo induzido por vírus, bactérias e radiação. Isso por que?


Nos estágios iniciais da infecção por coronavírus, as células dendríticas e as células epiteliais são ativadas e expressam um conjunto de citocinas e quimiocinas pró-inflamatórias, incluindo diversas interleucinas (IL), interferom (IFN-α / β) e fator de necrose tumoral (TNF). Entretanto, a superprodução dessas citocinas e quimiocinas contribui para o avanço da doença. Essa tempestade de citocinas resulta em inflamação excessiva, deprimindo o sistema imunológico.



A melatonina possui ações antivirais indiretas devido às suas características anti-inflamatórias, antioxidantes repercutindo na resposta imunológica do organismo.


Existem situações em que a melatonina suprime as características das infecções virais.  Em modelos de vírus sincicial respiratório, a melatonina causou uma regulação negativa da lesão oxidativa aguda do pulmão. 


Por fim, esses achados e tantas outras pesquisas apoiam uma justificativa para o uso de melatonina como coadjuvante em doenças virais. Além disso, as ações anti-inflamatórias, antioxidantes e imunológicas da melatonina suportam sua potencial atenuação da infecção por COVID-19.



Referências


Zhang R, Wang X, Ni L, et al. COVID-19: Melatonin as a potential adjuvant treatment. Life Sci. 2020;250:117583. doi:10.1016/j.lfs.2020.117583


Ferreira, Danilo S.and Mesquita CC, et al. "Maternal melatonin programs the daily pattern of energy metabolism in adult offspring."PloS one7.6 (2012).


12 visualizações0 comentário