Nutrientes para o envelhecimento neuronal saudável

Sabe-se que estas deficiências nutricionais levam ao desenvolvimento de diversas doenças.

A depressão tem sido associada à deficiência de vitamina B12, ácido fólico e SAMe que corroboram na síntese de neurotransmissores cruciais tais como dopamina, serotonina e norepinefrina todos os quais requerem a ajuda de SAMe para a síntese.

Apesar do aumento progressivo do número de antidepressivos, muitos pacientes com transtorno depressivo continuam apresentando os sintomas. Claramente, existe uma necessidade urgente de desenvolver tratamentos mais eficazes e bem tolerados para esta doença. O S-adenosil-metionina (SAMe), é um composto natural encontrado em todas as células do corpo humano que participa como um doador de metil no metabolismo celular humano e age como adjuvante no tratamento de transtornos depressivos, seu uso é uma estratégia eficaz e relativamente isento dos efeitos colaterais apresentados nos antidepressivos.

SAMe promove o equilíbrio emocional em síndromes neuropsíquicas de maneira natural, segura e eficaz, além de melhorar funcionamento do fígado e auxiliar a manutenção da saúde das articulações.

SAMe participa do metabolismo de neurotransmissores, contribuindo para elevar o humor e aliviar os sintomas da depressão. No fígado, promove o aumento os níveis de glutationa hepática restaurando suas funções, prevenindo ou revertendo a hepatoxicidade induzidas substâncias químicas. SAM-e ainda apresenta uma contribuição significativa no tratamento de osteoartrites e tem papel no alívio da fibromialgia, devido às suas propriedades químicas que lhe permitem doar compostos sulfurados para formar glucosamina e condroitina.

Portato, S-adenosil-L-metionina é um agente seguro e eficaz para a depressão, ajuda a manter o humor estável, osteoartrite e doenças hepáticas, proporcionando benefícios sem quaisquer efeitos colaterais quando comparado aos medicamentos de prescrição controlada.

Referências Bibliográficas

1. FAO, WFP, and IFAD. The state of food insecurity in the world 2012. Economic growth is necessary but not sufficient to accelerate reduction of hunger and malnutrition. FAO, Rome; 2012

2. Wu, G., Imhoff-Kunsch, B., and Girard, A.W. Biological mechanisms for nutritional regulation of maternal health and fetal development. Paediatr Perinat Epidemiol. 2012; 26: 4–26

3. lmadfa, I. and Freisling, H. Fat intake, diet variety and health promotion. Diet diversification and health promotion. . 2005; 57: 1–10

4. S-Adenosyl Methionine (SAMe) Augmentation of Serotonin Reuptake Inhibitors for Antidepressant Nonresponders With Major Depressive Disorder: A Double-Blind, Randomized Clinical TrialGeorge I. Papakostas, David Mischoulon, Irene Shyu, Jonathan E. Alpert, and Maurizio FavaAmerican Journal of Psychiatry 2010 167:8, 942-948

5. Mischoulon, David, and Maurizio Fava. "Role of S-adenosyl-L-methionine in the treatment of depression: a review of the evidence." The American journal of clinical nutrition 76.5 (2002): 1158S-1161S.

#Alzheimer #Saúde #Prevenção #EnvelhecimentoSaudável #SAMe #Antioxidante #Bemestar #DoençasNeurodegenerativas