Benefícios da Vitamina D


1. Saúde óssea

A vitamina D desempenha um papel importante na absorção de cálcio auxiliando na manutenção da saúde dos ossos. Calcitriol, convertido pela vitamina D, trabalha com o hormônio da paratireóide para manter os níveis ideais de cálcio no organismo. A deficiência em vitamina D pode resultar em osteomalácia, ou uma anormalidade óssea chamada raquitismo, além de aumentar o risco de desenvolver osteoporose e fraturas.

2. Controle dos níveis de glicose e prevenção do diabetes

Devido ao papel desempenhado pelo cálcio na secreção da insulina e, levando-se em consideração, a função da vitamina D na absorção de cálcio pelo organismo, entende-se que a vitamina D possa contribuir na manutenção da secreção da insulina.

A suplementação de vitamina D pode aumentar a sensibilidade à insulina e diminuir a inflamação. Estudos apontam que a vitamina D desempenha uma função importante na prevenção e gestão de ambos os tipos de diabetes (tipo 1 e tipo 2).

3. Proteção contra o desenvolvimento do Câncer

Diversas pesquisas têm relacionado os baixos níveis da vitamina D com o aumento do risco do desenvolvimento de câncer especialmente de mama, cólon e próstata, devido ao seu papel no ciclo de vida celular e na sua capacidade de bloquear o excesso de estrógeno.

4. Auxílio no combate a doenças cardíacas

Um número cada vez maior de pesquisas aponta que, a deficiência da vitamina D está ligada a um maior risco de doença cardiovascular, uma vez que a mesma está envolvida na regulação da pressão sanguínea, dos níveis de colesterol e da inflamação. É sabido que as pessoas deficientes da vitamina D estão mais propensas a desenvolver doenças cardíacas e vasculares.

5. Melhora do Sistema Imunológico

​​

A vitamina D ajuda na replicação de células saudáveis ​​e pode desempenhar um papel na proteção contra o desenvolvimento de doenças autoimunes, gripes e resfriados comuns. As células imunes possuem receptores para vitamina D que, de acordo com estudos, parecem reduzir a resposta inflamatória. A inflamação é frequentemente apontada como a origem de muitas doenças modernas, crônicas ou autoimunes.

6. Regulação Hormonal e Melhoria do Humor

A deficiência de vitamina D tem sido associada a um risco aumentado para transtornos do humor, incluindo depressão, insônia e ansiedade. Os baixos níveis de vitamina D também podem interferir na testosterona e na produção de estrogênio, conduzindo a desequilíbrios que podem resultar em muitos sintomas indesejados.

7. Aumento da Concentração, Aprendizagem e Memória.

Vários estudos têm mostrado que a vitamina D também é essencial para estimular a concentração e desempenho cognitivo. Alguns estudos têm demonstrado que pessoas, com baixos níveis de vitamina D, têm dificuldade na execução de tarefas que exigem foco e atenção. Além disso, algumas pesquisas têm mostrado uma correlação entre baixos níveis de vitamina D e um maior risco de desenvolver esquizofrenia e esclerose múltipla.

Referências Bibliográficas

  1. TAKIISHI, Tatiana et al. Vitamin D and diabetes. Endocrinology and metabolism clinics of North America, v. 39, n. 2, p. 419-446, 2010.

  2. Haines, Stuart T., and Sharon K. Park. "Vitamin D supplementation: what's known, what to do, and what's needed." Pharmacotherapy: The Journal of Human Pharmacology and Drug Therapy 32.4 (2012): 354-382.

  3. J Boucher, Barbara. "Vitamin D insufficiency and diabetes risks." Current drug targets 12.1 (2011): 61-87.

  4. J Boucher, Barbara. "Vitamin D insufficiency and diabetes risks." Current drug targets 12.1 (2011): 61-87.

  5. Lappe, Joan M., et al. "Vitamin D and calcium supplementation reduces cancer risk: results of a randomized trial." The American journal of clinical nutrition 85.6 (2007): 1586-1591.

  6. Prietl, Barbara, et al. "Vitamin D and immune function." Nutrients 5.7 (2013): 2502-2521.

  7. Anglin, Rebecca ES, et al. "Vitamin D deficiency and depression in adults: systematic review and meta-analysis." The British journal of psychiatry 202.2 (2013): 100-107.

  8. Wilkins, Consuelo H., et al. "Vitamin D deficiency is associated with low mood and worse cognitive performance in older adults." The American journal of geriatric psychiatry 14.12 (2006): 1032-1040.

#Prevenção #Bemestar #EnvelhecimentoSaudável #Suplementação #DoençasCardiovasculares #VitaminaD #Câncer

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo