Ácido Fólico ou L-Metilfolato Qual o mais indicado para você durante a gestação?


O folato (vitamina B9) é uma das 13 vitaminas essenciais para o organismo, sendo necessário para a replicação do DNA e para uma série de reações enzimáticas envolvidas na síntese de aminoácidos e no metabolismo.

Existe diferenças entre o ácido Fólico e L-Metilfolato?

SIM‼️ O ácido fólico não é metabolicamente ativo, ele deve ser convertido no L- metilfolato (metabólito ativo) através da enzima 5-Metiltetrahidrofolato Redutase (MTHFR) e assim participar do metabolismo celular, já que é a forma ativa predominante que circula no plasma é o metilfolato.

Porque realizar suplementação de L- Metilfolato durante a gestação?

Vários polimorfismos foram identificados nos genes que codificam proteínas envolvidas no metabolismo do folato esses polimorfismos prejudicam a conversão do folato em sua forma ativa, L-Metilfolato. Gestantes com mutações no gene MTHFR já diagnosticadas podem se beneficiar de suplementação direta com L-metilfolato, mas sempre com recomendação do seu obstetra!

Em um recente estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo de 144 mulheres em idade fértil, Lamers e colaboradores demonstraram que a suplementação com L- metilfolato era mais eficaz do que o ácido fólico quando avaliado o aumento da concentração de folato nos glóbulos vermelhos.

Greenberg JA, Bell SJ, Guan Y, Yu Y. Folic Acid Supplementation and Pregnancy: More Than Just Neural Tube Defect Prevention. Reviews in Obstetrics and Gynecology. 2011;4(2):52-59.

#Saúde #Prevenção #gestação #Maternidade #ÁcidoFólico #Metilfolato #Genética

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo